IBERUS
30 de septiembre de 2025
Consejería de Movilidad y Transformación Digital
Esta ferramenta com mais de 50 indicadores em tempo real, permite aos cidadãos monitorizar a gestão pública e o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Organismo Autónomo de Recaudação e Gestão Tributária da Diputación de Salamanca (REGTSA) continua a avançar na transformação digital da administração pública graças ao projeto IBERUS – Smart Comunidade Digital Transfronteiriça, financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa INTERREG VI-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
No âmbito desta iniciativa, a REGTSA lançou uma inovadora plataforma de Smart Government que permite monitorizar, avaliar e acompanhar a gestão pública de forma digital, automatizada e acessível a toda a cidadania.
Esta nova ferramenta digital integra mais de 50 indicadores estratégicos que abrangem aspetos económicos, sociais, demográficos e financeiros, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Com isto, pretende-se que a gestão pública seja mais mensurável, avaliável e rastreável, reforçando os princípios de transparência e boa governação.
Entre as suas funcionalidades destacam-se:
A informação encontra-se disponível de forma aberta no site da REGTSA . Deste modo, qualquer cidadão pode consultar e utilizar os dados de forma simples, tornando esta ferramenta um exemplo de governo aberto e participativo.