IBERUS
Este guia foi desenvolvido especificamente para funcionários públicos locais que desejam compreender como integrar a Inteligência Artificial Generativa (IAG) em seu ambiente de trabalho. O guia apresenta quais ferramentas baseadas em IAG existem, como funcionam e em que tipos de tarefas podem ser úteis na administração local. São apresentados casos de uso ilustrativos que refletem situações reais em que essas tecnologias podem agilizar processos e melhorar tarefas cotidianas, como a elaboração de documentos, o apoio à comunicação e a análise de informações.
Este guia oferece um ponto de partida para que qualquer funcionário público possa identificar oportunidades de melhoria em seu trabalho diário, além de conhecer as limitações e os desafios que a inteligência artificial impõe, bem como os aspectos normativos e éticos essenciais para garantir um uso seguro e responsável no ambiente de trabalho.
Este documento foi elaborado no âmbito do projeto IBERUS - Comunidade Digital Transfronteiriça Inteligente (IBERUS - SmartCDT). O conteúdo deste guia foi desenvolvido por uma equipe de especialistas, com o objetivo de oferecer informações práticas, úteis e acessíveis para o funcionário público. Para enriquecer e agilizar o processo de criação, foi utilizada a Inteligência Artificial Generativa como ferramenta de apoio. É importante destacar que todas as contribuições feitas pela inteligência artificial foram revisadas, validadas e adaptadas para garantir a precisão, qualidade e relevância do conteúdo.
Este guia foi elaborado com informações vigentes no momento de sua publicação. Devido ao rápido avanço da inteligência artificial e sua constante evolução, é possível que alguns conteúdos fiquem desatualizados em um futuro próximo. Por isso, recomenda-se consultar fontes atualizadas para complementar as informações aqui fornecidas.
Guia
11 de junio de 2025