Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

IBERUS

Contenido principal. Saltar al inicio.

Zamora impulsiona um projeto-piloto de sensorizaçāo micológica para melhorar a gestão do meio rural

  • Partilhar

Fecha de publicación:

12 de febrero de 2026

Fonte:

Consejería de Movilidad y Transformación Digital

Descriçao:

A iniciativa desenvolvida pela Consejería de Movilidad y Transformación Digital da Junta de Castilla y León, em colaboração com a Diputación Provincial de Zamora, incorpora tecnologia avançada para monitorizar parcelas micológicas no noroeste da província e otimizar o conhecimento do recurso florestal.

Conteúdo:

A província de Zamora avança na aplicação de soluções inovadoras ao meio rural com o lançamento de um projeto-piloto de sensorizaçāo de parcelas micológicas, desenvolvido pela Junta de Castilla y León no âmbito do projeto IBERUS – Smart Comunidade Digital Transfronteiriça, em colaboração com a Diputación Provincial. A intervenção centra-se em diferentes locais do noroeste zamorano e tem como principal objetivo obter dados ambientais contínuos que permitam melhorar a gestão, conservação e aproveitamento sustentável dos recursos micológicos.

O projeto prevê a instalação de sensores específicos para medir parâmetros do solo, como temperatura, humidade e condutividade, bem como uma estação meteorológica capaz de registar variáveis ambientais como temperatura e humidade do ar, precipitação, pressão atmosférica, vento, assim como parâmetros de qualidade do ar. Toda esta informação será integrada na plataforma de Território Rural Inteligente de Castela e Leão, permitindo dispor de dados em tempo real e facilitar uma análise mais precisa das condições que influenciam a frutificação dos cogumelos silvestres.

A iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de transformação digital do território rural, orientada para reforçar a tomada de decisões baseada em dados objetivos, antecipar impactos decorrentes das alterações climáticas e complementar os sistemas tradicionais de monitorização florestal. Para além da sua componente tecnológica, o projeto introduz ferramentas inovadoras aplicadas à gestão de espaços naturais de elevado valor ecológico e socioeconómico.

Com esta ação, Zamora posiciona-se na vanguarda da aplicação de tecnologias IoT no domínio micológico, abrindo novas possibilidades para o conhecimento do território e o desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e sustentáveis no meio rural.