IBERUS
15 de enero de 2026
Consejería de Movilidad y Transformación Digital
O vice-conselheiro da Transformação Digital, Luis Enrique Ortega, participou em Ávila num Living Lab para testar um simulador de multibanco destinado à capacitação prática da população.
A Junta de Castela e Leão mantém uma aposta firme na formação em competências digitais como ferramenta fundamental para a inclusão, a autonomia pessoal e a igualdade de oportunidades, especialmente entre os grupos que mais dela necessitam.
Através do programa CyL Digital, o Governo autonómico continua a incorporar conteúdos práticos e soluções inovadoras que respondem às necessidades reais da população, com especial atenção a áreas do quotidiano como a banca online, cada vez mais presente na gestão diária.
O vice-conselheiro da Transformação Digital, Luis Enrique Ortega, visitou o Espaço CyL Digital de Ávila por ocasião da realização de um Living Lab centrado na formação em banca online através de um simulador de multibanco em realidade virtual. Trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso da Junta de Castela e Leão com uma capacitação digital prática e útil para a vida quotidiana da população.
Durante a visita, o vice-conselheiro valorizou o trabalho contínuo da Junta para aproximar as competências digitais de todos os públicos, especialmente das pessoas mais idosas, “com ferramentas inovadoras que permitem aprender sem medo, de forma segura e adaptada a situações reais como a utilização do multibanco ou a gestão bancária básica”. Luis Enrique Ortega destacou que “a formação em banca online é fundamental para garantir a autonomia digital e a inclusão, especialmente num contexto em que muitos procedimentos essenciais já são realizados por via eletrónica”. Nesse sentido, já foram realizados mais de 300 cursos deste tipo, razão pela qual o vice-conselheiro sublinhou que “o CyL Digital continua a avançar como um modelo de sucesso baseado na inovação social e na escuta ativa dos utilizadores”.
A experiência de um multibanco em primeira pessoa
O Living Lab, desenvolvido no âmbito do projeto europeu IBERUS pela Direção-Geral das Telecomunicações e da Administração Digital, permite testar um simulador de multibanco em realidade virtual com formadores de diferentes Espaços CyL Digital e utilizadores finais, principalmente pessoas mais idosas. O objetivo é avaliar a sua utilidade e usabilidade antes de o integrar de forma estável na oferta formativa do programa como recurso específico para atividades de banca digital.
O simulador recria um multibanco com uma imagem realista e permite praticar operações habituais como o levantamento de dinheiro, a consulta de saldo, o depósito de numerário, o pagamento de faturas ou a alteração do PIN. Graças à utilização de óculos de realidade virtual, os participantes são colocados num ambiente imersivo que facilita a aprendizagem prática e a familiarização com estes serviços, cada vez mais presentes no dia a dia.
CyL Digital continua a crescer
O programa CyL Digital já formou 144.000 pessoas de forma presencial e 80.000 de forma online, com mais de 22.500 atividades presenciais realizadas nos nove Espaços CyL Digital das capitais de província e nos 339 centros associados distribuídos pelo meio rural de Castela e Leão. Esta abordagem reforça a eficácia das políticas públicas de formação digital promovidas pela Junta de Castela e Leão, centradas em resultados e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.