IBERUS
22 de diciembre de 2025
Consejería de Movilidad y Transformación Digital
A Junta de Castela e Leão inicia a instalação de novos sensores de pavimento, estações meteorológicas e sistemas de controlo do enchimento de silos de sal em estradas das deputações de Ávila, Salamanca, Valladolid e Zamora, no âmbito do projeto europeu IBERUS-SmartCDT.
A Junta de Castela e Leão, através da Secretaria de Mobilidade e Transformação Digital, avança na digitalização do território com uma nova iniciativa focada em melhorar a segurança rodoviária e a gestão da manutenção de inverno em estradas rurais das províncias de Ávila, Salamanca, Valladolid e Zamora, através da sensorização de novas infraestruturas viárias.
O projeto contempla a instalação de 16 pontos sensorizados em estradas geridas pelas deputações provinciais destes territórios. Em concreto, o projeto prevê o lançamento de 12 estações meteorológicas com deteção de geadas no pavimento e 4 sensores de controlo do enchimento de silos de sal, que também incluirão medições ambientais como temperatura, humidade, vento, pressão atmosférica e precipitação.
As estações de deteção de geadas permitirão monitorizar em tempo real a temperatura superficial do pavimento através de tecnologia infravermelha, facilitando a antecipação da formação de gelo e a adoção de medidas preventivas que aumentem a segurança da circulação, especialmente durante os meses de inverno. Por seu lado, os sensores instalados nos silos de sal permitirão um controlo remoto do nível de enchimento, otimizando a logística e a gestão dos recursos destinados à manutenção das estradas.
Todos os dispositivos estarão conectados à plataforma Território Rural Inteligente de Castela e Leão , baseada em tecnologia FIWARE, permitindo integrar os dados recolhidos num ambiente digital comum para análise e para a melhoria da tomada de decisões por parte das administrações responsáveis pela gestão rodoviária.
Esta iniciativa enquadra-se no projeto europeu IBERUS-Smart Comunidade Digital Transfronteiriça, financiado pelo programa INTERREG VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, cujo objetivo é promover a transformação digital dos serviços públicos e das infraestruturas em meios rurais através do uso de tecnologias inteligentes e da cooperação transfronteiriça.
Com este projeto, a Junta de Castela e Leão continua a impulsionar a digitalização do território e a melhoria dos serviços públicos em zonas rurais, contribuindo para uma gestão mais eficiente, segura e sustentável da rede de estradas provinciais.