IBERUS
17 de diciembre de 2025
Consejería de Movilidad y Transformación Digital
Representantes da Diputación de Valladolid e do Gabinete Técnico do IBERUS conheceram as instalações e atividades do Hub de Inovação Tecnológica La Aldehuela (Zamora) com o objetivo de recolher aprendizagens que possam ser transferidas para o desenvolvimento do Lar Digital de Villanubla (Valladolid).
No passado dia 11 de dezembro de 2025, representantes da Diputación de Valladolid e do Gabinete Técnico do projeto IBERUS-SmartCDT realizaram uma visita ao Hub de Inovação Tecnológica La Aldehuela, localizado em Zamora, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido neste espaço e analisar a sua possível aplicação no projeto do Lar Digital de Villanubla, em Valladolid.
A visita incluiu um percurso pelas instalações do Living Lab, um espaço de experimentação em contexto real que alberga soluções tecnológicas orientadas para os cuidados socio-sanitários e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente em ambientes rurais. Estas demonstrações práticas permitiram observar utilizações reais de tecnologias domóticas, de comunicação e de outras ferramentas inovadoras aplicáveis à digitalização de serviços e habitações.
Durante o encontro, os participantes trocaram conhecimentos e experiências em áreas-chave como as competências digitais, as tecnologias aplicadas a casas inteligentes e a utilização da inovação em territórios rurais, partilhando diferentes abordagens e experiências de trabalho e analisando possíveis aplicações no âmbito local.
O Hub de Inovação Tecnológica La Aldehuela , promovido pela Junta de Castilla y León em colaboração com o Clúster SIVI, consolidou-se como um espaço de referência para a transferência de tecnologia, a cocriação de soluções e a promoção de ecossistemas de inovação orientados para o setor dos cuidados e para a inclusão digital.
Esta atividade insere-se no âmbito das ações do projeto europeu IBERUS-SmartCDT, cujo objetivo é avançar na transformação digital dos serviços públicos e comunitários através da cooperação transfronteiriça entre administrações locais de Castela e Leão e de Portugal, promovendo o desenvolvimento de competências e a aplicação de soluções tecnológicas.