IBERUS
9 de octubre de 2025
Consejería de Movilidad y Transformación Digital
A Junta de Castela e Leão elaborou este guia no âmbito do projeto IBERUS SmartCDT, com o objetivo de oferecer às entidades locais orientações práticas que as ajudem a avançar para uma gestão mais eficiente, sustentável e baseada em dados dos seus edifícios públicos, através da utilização de soluções tecnológicas.
O Guia prático para entidades locais sobre edifícios públicos inteligentes é um recurso concebido para ajudar as entidades municipais a incorporar soluções tecnológicas que permitam melhorar a eficiência energética, a manutenção, o conforto e a segurança das suas instalações públicas, promovendo uma gestão mais eficaz e sustentável.
Além disso, responde a questões frequentemente colocadas na gestão de edifícios: redução dos consumos energéticos, otimização da manutenção ou adequação da utilização real dos espaços.
Por fim, o documento oferece recomendações consoante o ponto de partida de cada administração: desde aquelas que iniciam o seu processo de digitalização a partir do zero até às que já dispõem de sistemas inteligentes instalados e pretendem tirar o máximo partido dos seus dados e recursos.
A abordagem do guia destaca a importância de combinar a tecnologia com a capacitação do pessoal e o compromisso organizacional, sublinhando a ideia de que os edifícios inteligentes não só poupam energia, como também melhoram o bem-estar das pessoas que os utilizam e promovem uma gestão pública dos edifícios mais sustentável.
Este documento foi elaborado no âmbito do projeto IBERUS – Smart Comunidade Digital Transfronteiriça, uma iniciativa integrada no Programa POTECP Interreg (2021-2027), com o objetivo de promover a transformação digital dos municípios através do uso estratégico de tecnologias emergentes na gestão pública local.
O guia está disponível para consulta e descarga na secção de Biblioteca do site www.iberus-smartcdt.eu.