Saltar al contenido principal.

Escudo de la Junta de Castilla y León; Página de inicio

Contacto

Idiomas

IBERUS

Contenido principal. Saltar al inicio.

A Diputación de Valladolid implantará um Centro Demonstrador sobre Lar Digital em um município da província de Valladolid.

  • Partilhar

Fecha de publicación:

20 de septiembre de 2024

Fonte:

Consejería de Movilidad y Transformación Digital

Descriçao:

Os municípios que desejarem participar do processo de seleção deverão disponibilizar ao projeto um edifício de sua propriedade, onde será instalado o “Lar Digital”, imóvel que deve atender a requisitos específicos.

Conteúdo:

Imagen Logos proyecto IBERUS SMART

A província de Valladolid contará com um Centro Demonstrador sobre Lar Digital na província de Valladolid graças ao projeto europeu IBERUS – SMARTCD.

Entre as atividades a serem realizadas dentro do projeto IBERUS, a atividade 3 tem como objetivo construir uma rede transfronteiriça de centros de competências digitais com o objetivo de sensibilizar, formar e assessorar os cidadãos e empresas em matéria de novas tecnologias que lhes permitam aumentar e melhorar suas habilidades no uso dessas tecnologias.

Além disso, esses centros também servirão para promover ações de digitalização de pequenas e microempresas, especialmente em setores econômicos relevantes na área de cooperação, bem como facilitar espaços de trabalho compartilhado e de demonstração tecnológica, quando possível.

O Centro Demonstrador de Lar Digital é uma iniciativa inovadora que tem o potencial de transformar a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia em suas casas, promovendo uma sociedade mais conectada, eficiente e consciente da sustentabilidade.

Este projeto tem entre seus objetivos a educação e a conscientização do público sobre as vantagens e funcionalidades dos lares digitais, a promoção da inovação, o incentivo à inovação e a adoção de novas tecnologias no âmbito doméstico, a sustentabilidade e a eficiência energética. Dessa forma, servirá para demonstrar como as tecnologias podem contribuir para a sustentabilidade e o uso eficiente da energia, bem como servir como um ponto de encontro para desenvolvedores, empresas e consumidores para a co-criação de soluções tecnológicas.

Nesse contexto, espera-se que o projeto tenha um impacto em três eixos: Social para um maior conhecimento e adoção de tecnologias do lar digital, melhorando a qualidade de vida das pessoas; econômico para o estímulo ao mercado tecnológico e à inovação local; e ambiental para promoção de práticas sustentáveis e eficiência energética nos lares.

Os municípios que desejarem participar do processo de seleção deverão disponibilizar ao projeto um edifício de sua titularidade, onde será instalado o “Lar digital”, imóvel que deve atender a requisitos específicos.

A Diputación de Valladolid, após a realização de um estudo que conceitualize o projeto de Lar Digital em seu alcance e elabore um documento com os requisitos funcionais e especificações técnicas necessárias, uma vez selecionado o município e o imóvel onde será instalado, procederá à licitação e contratação do fornecimento, instalação e manutenção da infraestrutura e equipamento necessário, bem como a imagem, gestão e dinamização do centro demonstrador.

O valor global que a Diputación de Valladolid destinará à execução do projeto está por determinar, estando inicialmente estimado em uma quantia que varia entre 200.000 e 300.000 euros.

Durante a duração do projeto que financia a implementação (até 31 de dezembro de 2026), a Diputación liderará, controlará e supervisionará a execução dos fornecimentos, adequações, instalações e manterá os mesmos.

BERUS – COMUNIDADE DIGITAL INTELIGENTE TRANSFRONTEIRIÇA

A Junta de Castilla y León lidera o desenvolvimento do projeto IBERUS SmartCDT (Comunidade Digital Transfronteiriça) para ampliar a implantação de sensores nos serviços públicos.

Esta proposta, que conta com um orçamento de 4 milhões de euros financiados a 75% por Fundos Europeus FEDER, está dentro do maior programa de cooperação transfronteiriça da União Europeia, denominado Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, e contempla a participação da Direção-Geral de Telecomunicações e Administração Digital (Conselharia de Mobilidade e Transformação Digital), o organismo de Arrecadação e Gestão Tributária (REGTSA) da Diputación de Salamanca, a Diputación de Valladolid e a Câmara Municipal de Ponferrada e, por parte de Portugal, os municípios de Almeida, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo e Penamacor.